Acessar Sistema

Eventos Acadêmicos

Conecte-se com o conhecimento

XX Simpósio dos Programas Profissionais de Pós-Graduação

XX Simpósio dos Programas Profissionais de Pós-Graduação

Programas Profissionais de Pós-Graduação: perspectivas e políticas em face das necessidades locais e globais

Informações do Evento

O Simpósio dos Programas Profissionais de Pós-Graduação – SIMPROFI, é um evento realizado anualmente, sob responsabilidade da Coordenadoria Geral de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - CGPEP - CEETEPS. Este evento pretende reunir trabalhos de dimensões multidisciplinares e divulgar na comunidade acadêmica e no setor produtivo as pesquisas realizadas, assim como interagir com pesquisadores de outros Programas de Pós-Graduação e Instituições. O evento é aberto a toda comunidade científica.

Período do Evento

04/11/2025 a 06/11/2025

Detalhes Adicionais

Submissão de trabalhos: Início – 26/08/2025 / Término – 21/09/2025.

Inscrições

Inscrições de 26/08/2025 a 03/11/2025.

Realização

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - CGPEP - CEETEPS.  

Informações Gerais

Data do Evento: 04, 05 e 06 de novembro de 2025.
Formato Híbrido: dias 04 e 05, presencial (auditório da Fatec São Paulo); dia 06, remoto por meio do MS Teams.
Local Presencial: Auditório da Fatec São Paulo.
Divulgação e Inscrições: Plataforma Gestão de Conferências – GCONF.

Valores: Inscrição, R$30,00. Artigo aprovado, R$120,00 cada.

Divulgação dos resultados: 13/10/2025.
Postagem dos artigos com os ajustes solicitados pelos avaliadores: até 19/10/2025.
Efetivar inscrição dos trabalhos aprovados: até 19/10/2025.

Submissões - Educação Profissional

Tema: Formação do Formador.
Subtemas: Ensino; aprendizagem; avaliação; saberes e práticas de ensino/aprendizagem; metodologias; técnicas; recursos; EaD; egressos; modalidades de cursos/ensino/aprendizagem; formação de professores; formação de profissionais de educação; avaliação de desempenho; materiais didáticos; comunicação docente; relações interpessoais; alunos com necessidades especiais; aprendizagem organizacional e educação corporativa.

Tema: Gestão e Avaliação.
Subtemas: Organização e gestão de sistemas e unidades educacionais; avaliação educacional; planejamento estratégico nas organizações educativas; gestão da qualidade; modelos e indicadores da qualidade na educação; gestão educacional (coordenação, supervisão e orientação); organização e desenvolvimento do currículo; organização, gestão e avaliação de programas educacionais; formação de gestores educacionais; políticas educacionais, eficácia e melhoramento escolar; boas práticas escolares e elementos de alto desempenho; comportamento humano e social nas organizações educativas; gestão de pessoas.

Tema: Educação Tecnológica, Cultura e Sociedade.
Subtemas: História da Educação Tecnológica; memória institucional; filosofia da tecnologia; políticas públicas e currículo; inovação e trabalho; culturas tecnológicas e juventude; estética e formação; epistemologias críticas da técnica; ensino médio técnico; ensino superior tecnológico; novas economias e educação; ciência, tecnologia e sociedade (CTS); cultura digital; arte e educação tecnológica.

Submissões - Sistemas Produtivos

Tema: Gestão da Produção e Operações.
Subtemas: Engenharia econômica, gestão de projetos e desenvolvimento de produtos, logística e cadeia de suprimentos, gestão da qualidade, modelagem de negócios e pesquisa operacional.

Tema: Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais.
Subtemas: Governança e gestão da tecnologia da informação dos métodos ágeis para o desenvolvimento de softwares, infraestrutura de TICs, integração humano-computador, segurança da informação, sistemas de apoio a decisão, aplicação de machine learning, deep learning, block chain.

Tema: Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade.
Subtemas: Processos de gestão e desenvolvimento da inovação tecnológica, design management , design thinking, gestão ambiental e sustentabilidade.

Submissões - Iniciação Científica

Tema: Trabalhos de iniciação científica que envolvem pesquisas em conjunto com os orientadores.

Orientações para Submissões

As submissões de trabalhos poderão ser feitas no formato de Artigo, Relato de Experiência ou Relato Técnico

Todos os autores dos trabalhos deverão estar inscritos no SIMPROF 2025 para que a submissão seja efetivada.

Cada trabalho aprovado terá o custo de R$ 120,00. Após a avaliação e aprovação, o autor responsável receberá um e-mail de confirmação e, a partir desse momento, poderá efetuar o pagamento direto na plataforma em que submeteu o trabalho. O pagamento é indispensável para que o trabalho seja incluído na programação oficial do evento.

Somente fará parte dos Anais do  SIMPROF 2025 os trabalhos apresentados durante as sessões de “Apresentação Oral” do evento.

Templates para Submissões

1) Baixe o template correspondente à modalidade escolhida: Artigo Científico, Relato de Experiência ou Relato Técnico, e utilize-o obrigatoriamente para a elaboração do trabalho. 
2) Prepare dois arquivos para submissão:
  • a) Arquivo em formato DOCX, elaborado no template oficial, sem qualquer menção aos nomes ou dados dos autores (para avaliação às cegas).
  • b) Arquivo em formato PDF, contendo o trabalho completo com todas as informações e autores.
3) Preencha corretamente as informações de todos os autores no sistema de submissão, garantindo que estejam completas e atualizadas.

Templates de cada modalidade:

Tutoriais para o uso do sistema

Orientações para o uso da plataforma GConf. A fim de auxiliar o acesso e a utilização do sistema, disponibiliza-se como material de apoio o vídeo tutorial "Como criar um usuário no sistema". – Clique aqui para assistir

Recomenda-se a visualização dos tutoriais para melhor entendimento das etapas e funcionalidades da plataforma.

Orientações de como realizar submissão - clique aqui para assistir

Comissão Organizadora

Coordenação Geral: Profª Drª Juliana Augusta Verona (CGPEP-CEETEPS) e Prof. Dr. Emerson Freire (CGPEP-CEETEPS).
Presidente: Profª Drª Celi Langhi (CGPEP-CEETEPS).  

Profª Drª Adriana Barroso de Azevedo (UMESP).
Profª Me. Carine Cordeiro (CEETEPS).
Prof. Dr. Carlos Alexandre Felicio Brito (USCS).
Prof. Dr. Carlos Hideo Arima (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano (CGPEP-CEETEPS) .
Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Edison Trombeta de Oliveira (CGPEP-CEETEPS) .
Profª Drª Edna Mataruco Duarte (UNICSUL).
Prof. Dr. Francisco del Moral Hernandez (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Humber Ricardo Leiva Zumaeta (SENATI/PERU).
Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra (UNINOVE).
Profª Drª. Lorenza Noemí Rentería Guerra (SENATI/PERU).
Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva (USCS).
Profª Drª Marília Macorin de Azevedo (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Michel Mott Machado (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Nonato de Assis Miranda (USCS).
Prof. Dr. Rafael Nobre Orsi (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Ramon Quiza (UNIVERSIDAD DE MATANZAS/CUBA).
Prof. Dr. Ricardo Iannace (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista (CGPEP-CEETEPS) .
Prof. Dr. Xavier Antonio Laos Laura (SENATI/PERU).

Comissão Científica

Coordenadores: Profª Drª Neide de Brito Cunha (CGPEP-CEETEPS) e Prof. Dr. Cláudio Rodrigues Torres (CGPEP-CEETEPS).

Prof. Dr. Alexandre Formigoni (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Antonio César Galhardi (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Denise Maria Martins (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Eliacy Cavalcanti Lélis (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Eliane Antonio Simões (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Fabrício José Piacente (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Marcelo Micke Doti (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Marcia Ito (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino (CGPEP-CEETEPS).
Prof. Dr. Roberto Kanaane (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Rosália Maria Netto Prados (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Silvia Pierre Irazusta (CGPEP-CEETEPS).
Profª Drª Vanessa Montoro Taborianski (CGPEP-CEETEPS).

Comissão de Cultura e Extensão

Coordenadora: Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista (CGPEP_CEETEPS).
 
Profª Esp. Maura de Moura Godoy (CGPEP_CEETEPS).  
Prof. Dr. Ricardo Iannace (CGPEP_CEETEPS).

Comissão Painel Jovens Cientistas de Iniciação Científica e Tecnológica

Coordenação: Profª Drª Ivanete Bellucci Pires de Almeida (CGPEP-CEETEPS).

Prof. Dr. Davi Gutierrez Antonio.
Profª Me. Eva Chow Belezia.

Comissão de Infraestrutura

Coordenação: Me. Maria Helena Duarte Nunes Pereira.

Carlos Roberto dos Santos.
Débora Pandolfi Ricci.
Geraldo Alves de Souza Filho.
Sidineia Meira Fucci.
Me. Vilma Fernandes Capela Cordas.

Apoio de TI

Prof. Dr. Jayme do Carmo Macedo Leme (CGPEP_CEETEPS).
Luciano Luis da Silva.

Avaliadores

Professores membros da Comissão Organizadora.
Professores membros da Comissão Científica.
Professores convidados.
Egressos mestres do CEETEPS que concluíram o doutorado.

Tipos de Atividades

  • Mesas redondas.
  • Palestras.
  • Atividades de cultura e extensão 
  • Sessões de apresentações de trabalhos: artigos completos, relatos de experiência e relatórios técnico-científicos.

Instituições Participantes

Instituições Apoiadoras

Servicio Nacional de Adiestramento en Trabajo Industrial (SENATI/PERU).
Universidad de Matanzas (CUBA).
Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL. 
Universidade de São Caetano do Sul – USCS.
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

Fatec Ipiranga (alunos do curso de eventos).
Fatec São Paulo (infraestrutura).

Cultsp Pro / Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Revistas - Fast Track

Revista Fatec Zona Sul (Refas).